10.7.07

Mas um pouco da Raposa...



Até o sériesonline comentou:

Após uma semana de muitos protestos, confusões e indecisões, o canal Fox finalmente confirmou na quinta (12/07) que passará a exibir toda a sua programação dublada no Brasil.

"O canal Fox está com sua programação 100% dublada, incluindo as nossas séries da faixa nobre, a chamada 'hora perfeita'. Esse é um processo que foi iniciado há dois anos, quando constatamos que a dublagem nos aproximava do telespectador. Desde então, estamos aplicando a dublagem gradativamente. Nossos filmes foram os primeiros conteúdos que passaram a ser dublados e os resultados foram muito positivos. Constatamos uma melhora muito significativa na imagem do canal e, por isso, decidimos que era hora de dublar nossas séries", diz a nota divulgada pelo canal.

"Como acontece com qualquer mudança, entendemos a surpresa de vocês, mas acreditamos que em um futuro muito próximo essa modificação trará uma identificação ainda maior com o público brasileiro. Faz parte de nossa estratégia deixar a FOX cada vez mais com 'a cara' do Brasil. Entretanto, estamos disponibilizando a alternativa do formato legendado para que seja oferecida aos consumidores a opção de assistir nossa programação com o áudio original. Para isso, já começamos a contatar os departamentos técnicos, individualmente, com o intuito de analisar e prover uma solução customizada para cada operação".

Há alguns meses, a Fox já estava exibindo todos os seus filmes dublados. Mas a mudança mais significativa começou no domingo (01/07), quando, para a surpresa de muitos telespectadores, uma reprise de "Bones" foi ao ar dublada.

Até aí, essa poderia ser uma mudança boa, já que, no passado, o canal se deu ao luxo de exibir séries legendadas durante a semana e as reprises dubladas nos fins de semana, agradando assim tanto o público que gosta de ver as séries legendadas e com som original quanto aquelas que preverem assistir os seriados dublados.

Mas a mudança continuou durante a semana no horário nobre, com episódios dublados de "Bones", "24 Horas" e "Nip/Tuck" — a única exceção foi "Shark", já que o canal reprisou os dois últimos episódios da temporada e a série deixa temporariamente a programação. Inicialmente, o canal Fox alegou que estaria estudando a dublagem das séries, mas a repercussão negativa foi tão forte que forçou o canal a confirmar que toda a programação seria dublada.

Embora não seja oficialmente reconhecida, a mudança da Fox se deu em razão à baixa audiência do canal, que já foi líder na tv paga brasileira. Segundo nota do jornal "Folha de S. Paulo", a Fox teria se espelhado no TNT, um dos canais líderes no Brasil, que exibe quase toda a sua programação dublada. Mas até mesmo o TNT exibe suas séries na versão legendada, já que o público de seriados está mais familiarizado com esse tipo de exibição.

No início de suas operações no país, o canal Fox só exibida séries dubladas, quando o mercado de tv paga era bem limitado no país. Mas, obviamente, o canal se adaptou ao mercado, ao gosto do público e ao aumento da concorrência e passou a legendar todas as suas séries, o que representava também uma diminuição dos custos e na agilidade na exibição dos episódios — legendar é muito mais barato que dublar e leva bem menos tempo para ser realizado.

Uma solução muito melhor tanto para o canal quanto para os telespectadores seria mudar a estratégia do canal. Obviamente, a audiência não abandonou a Fox porque o canal exibia a programação legendada, e sim pela falta de programação de qualidade. Após criar dois novos canais segmentados, o FX (para o público masculino) e o FoxLife (para a ala feminina), o Fox teve que ceder algumas séries para os seus canais irmãos e passou a exibir apenas um seriado inédito no horário nobre — e em apenas cinco noites por semana.

Além disso, nos últimos meses o canal perdeu definitivamente o rumo quando não sabia o que exibir, cancelando a exibição de estréias e interrompendo a transmissão de temporadas inéditas.

E a sugestão do canal, de disponibilizar as legendas como opcional não irá, em curto prazo, atingir um público muito grande, já que essa funcionalidade só pode ser disponibilizada pelos sistemas digitais das operadoras de tv por assinatura, ou seja, nos pacotes mais caros vendidos aos telespectadores.

Os protestos contra a Fox já começaram a internet, incluindo um abaixo assinado no Petition Online. Resta torcer para que a direção do canal atenda aos apelos e altere essa controversa decisão.

Vc veja!! O neutro site do séries online, tomou as dores do telespectador também, até eles tão olhando torto pra Fox.

Holly, uma leitora desse blogger, deixou um comentário que resume bem a questão...

”Sabe como eu vejo esta história? A Fox está querendo aumentar sua audiência com os "gateiros", o povo que puxa fio do poste e não paga um centavo pelo serviço. Daí a idéia de popularizar a programação e agradar os "fora-da-lei", deixando de lado o verdadeiro assinante...
Não é preconceito, é fato....a grande maioria de público que prefere dublagem não paga pelo serviço..e não é novidade que existem milhões de pessoas nesta situação irregular. Na semana passada, tiraram o "gato" de nove casas aqui perto..no mesmo dia, o povo estava ligando de novo!
E é este público que a FOX quer conquistar..lamentável!”

Infelizmente essa é a mas pura verdade, que a Fox não vai querer assumir de jeito nenhum... Mas que é verdade, ah isso é...


Nenhum comentário: