27.7.07

Censura no Brasil? ATÉ NOS SIMPSONS!!!



O texto do blog Ligado em série:
"Bom, eu achava que a imposição da dublagem na FOX havia sido fim da linha, mas eles conseguiram ir além. O site Simpsons News descobriu que o episódio exibido esta semana pelo canal foi sumariamente censurado pela tradução!

Na cena original, Marge Simpson comenta sobre um local sujo que a família visita e Lisa diz que é lugar mais imundo que ela já foi. Aí o Bart pergunta - "mais do que o Brasil?" - e Lisa complementa - "depois do Brasil". Porém, na dublagem, simplesmente ignoraram o script correto e criaram um novo diálogo suprimindo o que foi originalmente dito!

Se foi uma piada de mal gosto com o país ou não, esse não é um julgamento que deve ser feito pelo canal ou pela empresa de tradução, e sim pelo público que paga para assistir à obra original. A premissa básica dos Simpsons é a de ser politicamente incorreto com todo mundo! Agora, imagine quantos outros diálogos e cenas já perderam o sentido por uma tradução tendenciosa ou mal feita.

Qual é o direito que um intérprete tem de alterar substancialmente uma produção artística sem a autorização do autor? Qual será a justificativa para uma mutilação tão grotesca e sem sentido? Impedimento técnico? Duvido."


Eu comentei no Ligado em série:

"Pra isso que eles querem dublar, pra que as pessoas que entendem um pouco de inglês, ou muito de inglês, não saibam a putaria que falam do nosso país lá fora, e (ou) não ouça palavrões. Aliás a dublagem e a legenda no Brasil acabam queimando o cinema nacional. Pq eles não traduzem os palavrões de lá, e aí parece que o cinema nacional é que tem muito palavrão, mais não tanto o dos grigos como o nosso tem muito palavrão.

Como disse um amigo aí, o nosso país é muito hipócrita, esse aqui é o país dos hipócritas, até mais do que os americanos.

Apesar de que no fundo, o Bart não disse nenhuma mentira...

E sim, eu acho que os roteiristas de Simpsons foram todos estuprados no Rio de Janeiro..."

Por isso, que tinha que ter uma das 50 mil edições de Simpsons na Fox, que tinha que ser legendado, e sem censura caramba.

É por essas e outras que estamos putos com a Fox Brasil, e cada dia que passa a gente tenta de tudo, pra dar menos dinheiro pra esse caras...

Nenhum comentário: