20.7.07

Em Blog, Atleta Dos Eua Descreve Rio Com Paisagem Miserável E Degradante

Vejam o que eu achei num fórum que eu acompanho, o cpturbo.org:

"Uma cidade sitiada, com agentes do FBI à paisana para garantir a segurança da população. Com rios poluídos, margens repletas de animais mortos, enquanto os vivos bebericam as águas negras, infestadas pela poluição. Não há comida decente por perto, o que obriga os estrangeiros a procurarem durante horas por alimentos que atendam às suas necessidades nutricionais. Este é o Rio de Janeiro que a norte-americana Angie Akers, 31, enxerga nos Jogos Pan-Americanos.

Atleta do vôlei de praia, modelo e socióloga por formação, Akers participou pela primeira vez de uma competição no Brasil, ao lado da companheira Brooke Niles Hanson. E, pelas impressões do Rio de Janeiro que escreve em seu blog ( http://angieakers.blogspot.com/ ), atualizado durante os Jogos, esta pode ser a última vez que ela deixa o conforto de Redondo Beach, na Califórnia.

Cidade acanhada, com 63 mil habitantes (segundo o censo de 2000), o pequeno paraíso californiano ficou famoso por ser o destino da atrapalhada família de "Pequena Miss Sunshine". É um dos filmes preferidos de Angie Akers, segundo seu site oficial.

Pois a "Miss Sunshine" norte-americana viu pouco brilho no Pan do Rio, tanto em quadra quanto fora dela. Em quadra, foi eliminada nas quartas-de-final, após derrota para a dupla mexicana Mayra Garcia e Bibiana Candelas. Fora das areias de Copacabana, relatou uma paisagem miserável em seu blog.

"A cidade inteira, de tantos milhões de habitantes, só tem favelas. Os rios correm negros. Porcos e outros animais bebem a água suja. É terrível", escreve a atleta em seu diário virtual.

"As coisas aqui são muito loucas!!! Não há o que se preocupar com segurança, porque há 15 mil policiais, agentes do FBI à paisana, agentes secretos etc, em todos os lugares. Esse lugar é o mais pobre que já vi. É muito triste", relata Akers, que faz uma ressalva. "Copacabana, onde jogo, é o lugar mais legal de tudo o que vi."

A Vila Pan-Americana também mereceu criticas leves no texto da jogadora. "A Vila é legal. Foi construída especialmente para os Jogos e os apartamentos serão vendidos para os mais ricos do Rio depois que sairmos. Mas, para se ter idéia, é o básico do básico. Não existe luxo aqui", afirmou, referindo-se aos alojamentos de atletas, que já receberam reclamações de outros competidores.

Outra crítica de Akers que chama a atenção é quanto ao cardápio da Vila. "É interessante. Nos disseram que teríamos uma ótima comida, aprovada por nutricionistas esportivos. Estou chocada com o que os atletas de outros países comem. Muita batata frita, cachorro-quente, pães e sobremesas que vocês [leitores] não acreditariam. A maioria dos atletas nem parece atleta", continua a norte-americana, que disse ter encontrado dificuldades para se alimentar.

"É uma dificuldade para encontrar comida boa. Brooke [Hanson, a parceira] e eu quase ficamos em pânico no primeiro jantar e café da manhã, quando procuramos por algo que conseguíssemos comer", escreveu a atleta, que só poupou uma grande churrascaria, que disse ter visitado na noite de quarta-feira. "Foi uma das melhores refeições que fiz na vida."

O sistema de transporte dos atletas também rendeu críticas da norte-americana. "Quando temos dois treinos, são quatro horas no ônibus. Quando é um treino, só duas horas. Eles [organizadores] realmente nos mantêm ocupadas", escreveu.

Diante de tantas críticas, a Folha Online procurou Akers para conversar a respeito. Mas, recém-eliminada pela dupla mexicana, a "Miss Sunshine" de Redondo Beach não quis conversa. "O Rio é um ótimo lugar para receber um Pan-Americano", afirmou, antes de deixar a zona mista das arenas de Copacabana."

Fonte: Folha Online

Esse aí foi postado pelo "Henrique_Fla" Mais alguns outros usuários do fórum responderam, veja alguns dos comentários:

"tiago.rv" --> " a verdade dói..."
"William" --> "Putz, onde essa patricinha californiana arrumou esse diploma de socióloga? Não vi nenhuma crítica social aí ao nível de uma socióloga.
"rrv" --> "E ela falou alguma mentira? Nem vou dizer que brasileiro e o Brasil é tudo isso que ela disse pra nao levar aumento de alerta."
"leco_1234" --> "é verdade que o Rio de Janeiro, bem como as outras cidades do país, não está a maior das maravilhas do mundo ... agora, qdo falamos de alguém devemos ver o nosso rabo tb. ...
Os Eua tem cidades metropolitanas com bairros paupérrimos, de saneamento básico inexistente ...
Agora, a arropgância e a prepotência típica de seres daquele país geram esse tipo de texto , ou um "Welcome to Congo" ..."
"Juca Bacana" --> " Um pouco exagerado da parte dela né.

A vila do Pan realmente fica num lugar inóspito da cidade, perto da famosa Cidade de Deus. O córrego, denominado rio, que corre ao lado reamente não foi tratado e ter animais como porcos eu não creio.

A comida da Vila foi recomendada por especialistas, que devem ser mais conceituados em seu diploma do que o dela, e também é dificil agradar gregos e troianos.

Sobre a locomoção, realmente ela deve ter sofrido, pois Copacabana é o ponto de competição mais longe da vila e não houve obras de transporte pro Pan. As seletivas funcionaram, mas... 2hrs talvez seja muito.

O engraçado são suas contradições.. cidade pobre, copcabana lindo... comida ruim , comida boa (churrascaria)

Vale ressaltar que os apartamentos da Vila foram vendidos pra classe média baixa, já que custavam em torno de 75 mil reais cada um.
Os ricos ainda moram no Leblon, Ipanema e Gávea com seus apartamento de 1 , 2 milhões."


Enfim, cada um falou uma coisa, muitas criticas ao Rio, muitos elogios. Como qualquer metropole, é isso que as pessoas não percebem. O Rio tem violência? Tem, mas em qualquer lugar do mundo tem, aqui tem mais, infelizmente, mas ela falou como se aqui fosse um dos piores lugares do mundo. Ela exagerou, o "Juca Bacana" foi muito feliz em tudo que disse, principalmente na parte dos comentários contraditórios dela. E o Leco_1234, foi também feliz lembrando o caso "Welcome to Congo", e mostrando o quanto tem gente arrogante nos Eua, infelizmente, como em qualquer outro País do mundo. Todos nós as vezes generalizamos demais, e eu acho que tem casos e casos, e pessoas e pessoas.

OBS: Se vc for membro do fórum, acompanhe a discussão aqui: http://www.cpturbo.org/cpt/index.php?showtopic=39932&st=0&#entry347441

Nenhum comentário: