14.6.06

RONALDO, O BONDE COM TÉCNICA




O que falar da primeira vez? A primeira vez que a torcida brasileira acordou pra ver que o Ronaldo não é nem um terço do jogador que foi os gigantes da história do futebol nacional. Que não chega nem aos pés de Romário, Garrincha, Pelé, Zico. Mas isso é simples, se um jogador que é força física e arrancadas, e mas nada, ficar fora de forma, o que acontece? Ele não joga mas nada!! Eu falo isso há anos, mas sou chamado de louco pra baixo. As pessoas tem que entender e aceitar, que se ela só assiste ou só analisa aquilo de vez em quando, é lógico que ela vai entender menos de futebol, do que uma pessoa, que como eu, assiste mas de 100 jogos por ano, e assiste quase todos os jogos do Real Madrid, no caso, pq é o time mas badalado do planeta bola.

Muito do sucesso do Ronaldo, se deve a jogos da seleção, praticamente ele só joga bem na seleção, o que pra mim, não transforma o cara num dos maiores jogadores da história, pq história, se faz no clube, pq quem vai lembrar do jogador, são os apaixonados por clube, como eu.

Outro fator que faz o Ronaldo virar estrela, é o fato de no Brasil, a tv ser praticamente um monopólio, e todos ouvirem a opinião do Galvão Bueno, que é tiete fanática do Ronaldo. E como muitas pessoas sofreram lavagem cerebral de anos da globo, então aceitam isso passivamente. E esse também é um dos motivos de eu ser chamado de louco pra baixo...

Sobre os momentos que o Ronaldo realmente foi acima da média, eu só apontaria 2, quando o Real Madrid ganhou uma liga dos campeões, e ele jogava lá, e quando ele atuava pelo Barcelona. Pq ali ele estava no auge físico dele.

Pra mim em 2002 quem carregou a seleção foi o Ronaldinho Gaúcho, que praticamente deixou o Ronaldo e o Rivaldo, na cara do gol todos os jogos, e ninguém dava o reconhecimento que ele merecia.

E com o Ronaldinho Gaúcho daquele jeito que jogou em 2002, até eu era artilheiro em uma copa do mundo...

Que é exatamente o que pode acontecer de novo, pois o meio de campo da seleção brasileira é fantástico, com Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho, além das entradas do Juninho, provavelmente o gordo, quer dizer o Ronaldo, vai fazer muitos gols, pra começar no próximo jogo, contra a fraca Austrália.

Pra provar, que por exemplo o Romário é anos luz melhor do que o Ronaldo, eu mostro o auge do Romário em 1994, quando o Ronaldo era inclusive reserva dele, mas isso ninguém lembra... E o Romário foi artilheiro da copa, mesmo com um meio campo mas marcador do que habilidosos. O meio campo da seleção era bom, mas não tinha nenhum fora de série como nas copas posteriores. O meio campo na ocasião era formado com: Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho. E só tinha fora de série, além do Romário, no ataque, o Bebeto.

Definitivamente o Ronaldo é um bonde, mas um bonde com alguma técnica. Eu considero que o Samuel Eto´o, hj jogador do Barcelona, é igualzinho ao que era o Ronaldo há alguns anos atrás, mas velocidade e força, do que própria técnica.

Independentemente do que acontecer daqui pra frente na copa, eu mantenho a minha opinião como eu já mantenho há anos, o Ronaldo é um jogador de físico, e não de técnica, e conseqüentemente não merece ta entre os maiores da historia da seleção brasileira...


OBS: Sim, eu posso falar da carreira dele, pq eu o acompanho desde 1993, quando ele fez uma partida memorável pelo Cruzeiro contra o Botafogo, e marcou 5 gols naquela partida.

OBS 2: A questão da seleção, é que ela não pode ter 2 tanques na frente, deixa o time lento, então o Ronaldo ou Adriano deveriam sair pra entrada ou do Robinho ou do Juninho, esse segundo mudaria um pouco o time, e colocaria o Ronaldinho mas encostado no ataque. Ah, quem deveri sair é Ronaldo, por ter o físico pior no momento.

Nenhum comentário: