29.8.07

A estréia de caminhos do coração.



Calma, eu não surtei, de vim aqui falar de novela. Só vou falar, pq ha anos eu não ficava nem meia hora, como fiquei ontem parado assistindo a esta. Que é uma tentativa ousada da Record de mudar o estilo de novela no Brasil. Mais vou logo dizendo que a Record errou no fato de usar uma história como essa, pra fazer uma novela. Era a chance de ouro de fazer uma série, e chamar a atenção do publico nacional ao formato série.

Primeiro vou falar dos efeitos especiais. Pro nivel que tem no Brasil, os efeitos não são tão ruins assim. Vcs comparem a novela as séries americanas e aos filmes americanos acho até injusto, visto o dinheiro e a experiencia que tem por lá. Essa é só a primeira tentativa e eu parabenizo a Record por isso.

A 10 anos (ou mais) que eu não parava pra assistir meia hora de uma novela, como eu fiz ontem, e até que achei médio. Mas, deu toda a impressão do mundo, que se a Record tivesse escolhido o formato série, ia ser bem melhor. No formato novela, eles vão ter que enrolar, colocar um monte de conversinha besta do tipo "Vou ali comprar a manteiga, quer mais alguma coisa? Ah, vê se tem salsinha também, me liga dizendo o preço..." Eu já parei 2 minutos numa novela, não lembro qual, e que tinha uma conversinha pior do que essa...

Se fizer sucesso, a Marvel vai chiar e cobrar os direitos autorais, tem muito de Mutant X, X-men e Heroes (Esse ultimo não é da Marvel), mas enfim, acredito que pode dar um pouquinho de polêmica.

Cenas legais: A chegada daquele lobo no meio da rua pobre, muito bem dirigida. O Policial federal rendendo o traficante internacional, tirando a arma dele. Apesar da camera lenta quase ter estragado as cenas... E pra completar em matéria de efeitos mesmo, a mais bacana foi a do garoto correndo do lado da moto.

Alias, quem é o diretor? Mostrou potencial.

Editando: Fui procurar, e é o Alexandre Avancini. Como eu to por fora do cenário nacional, digo que ele é uma revelação (Mas tenho a impressão que ele já deve ter dirigido outras coisas)

Enfim, talvez eu de uma passada de vez em quando, mais não irei acompanhar por ser radicalmente contra a esse formato novela, que te prende numa parada que vc perde 1 hora diariamente da tua vida, que vc poderia ta vendo um filme, uma série diferente, além de estragar a história e ficar com um monte de capitulo ruim, não é culpa dos diretores e roteiristas, mais sim do formato de ter que exibir de segunda a sabado. Por outro lado, realmente mostrou que pode vim a ter ritmo de série, e pouquissimo de novela, palmas pra Record, afinal como eu disse antes, é só a primeira tentativa de algo diferente no Brasil, em matéria de canal aberto. No fechado a HBO mandou muito bem com Mandrake e Filhos do Carnaval.

OBS: Pra saber mais no site da record, o www.rederecord.com.br , tem um trailer também muito bem feito.

OBS 2: A unica lamentação mesmo, é que quem gosta do formato série, vai se cansar rapidinho, já quem gosta do formato novela, vai achar a novela uma droga, pois tem pouca coisa de novela. Mais vamos ver, de repente surpreende e é mais uma que tira o primeiro lugar da globosta. Enfim, como eu já disse antes, eu não quero o monopolio da Record, mais quero uma disputa saudavel, pra que haja um esforço de melhores programas no Brasil, e novos formatos. Além, de que a maioria não fique tão obcecado pela opinião jornalistica de apenas uma emissora, como é hj em dia...

OBS 3: O negócio é meio imitado de Heroes mesmo... Veja no site deles: http://www.rederecord.com.br/frameset.asp?prog=81 e diz se não ta bem parecido com o de Heroes? Caramba... Record... Não precisava dessa imitação descarada... Mais pra quem não conhece Heroes, ou seja a maior parte da população brasileira, vai achar pra lá de inovador tudo... Enfim, boa sorte pra Record, e abaixo a Globosta!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi até legal,os efeitos, a fotografia, mas n é difícil aguentar a atuação de alguns ali...muito fraquinhos...

Lucas disse...

Concordo com vc em alguns pontos. Fiz um comentário lá no Poltrona que esclarece o que eu penso depois ver (quase) um capítulo.

Mas em poucas palavras, é cópia de Heroes sim, e eles acham que tão abafando. hehehehe