9.6.10

A paixão e os “patriotas”



Olá amigos, vai começar mais uma copa do mundo, momento que todo o planeta se junta na frente da TV para acompanhar pelejas, que muitos não entendem... E é aí que eu quero chegar. No caso mais especifico dos brasileiros, a velha frase: “Brasileiro é apaixonado por futebol”... É mesmo? Ou será que é só por festa? Eu fico com a segunda opção, principalmente em época copa do mundo. São milhares, milhões de pessoas na frente de telões nas ruas, na frente de suas TVs em casa, no escritório ou na casa de amigos. Por questão de convivência social, e econômica é bem legal, mas pelo lado da verdadeira paixão do futebol, nem um pouco...

Não estou aqui querendo recriminar ninguém por assistir uma partida de copa Mas acho estranho, até de forma cômica pessoas que não entendem nada de futebol, que não vivem o esporte durante 4 anos, querer discutir sobre o mesmo, com pessoas que respiram isso todos os dias da vida.


Porque apaixonado por futebol mesmo é aquele que é assim por seu clube do coração, que acompanha as noticias dele com afinco, que discute cada contratação, que se incomoda com as escolhas erradas da diretoria, que quer escalar mudar, ou tirar alguém do time a todo o momento.

Outra coisa que com certeza incomoda todos os verdadeiros apaixonados por futebol é um pouco quem realmente é patriota, é o fato de dizerem que para ser patriota tem que se torcer pela seleção. Uma coisa não tem haver com a outra, quem é patriota fica com a bandeira na janela do carro e da casa o ano inteiro, independente de copa do mundo ou olimpíada ou qualquer coisa do tipo.

Para você que não acompanha o futebol com regularidade, torça a vontade nessa copa do mundo, mas em nome de todos os realmente apaixonados pelo esporte... Não diga que é apaixonado também por isso, e nem tente discutir com os mesmos.

Mas claro que também acho que a competição é uma grande festa, e tem que ser encarada desse jeito. E nunca mesmo, como um dever cívico, um dever de patriotismo.

Nenhum comentário: